2. Cidades - Mundo - Quebec - Canadá

Informações atualizadas em: 01/05/2015 19:38:08
Quebec
Cidade do Canadá

 
 
Para muitos, acredite, ela é mais bonita que Paris. Limpa e sossegada, preserva até hoje a beleza e o charme do passado. Fundada em 1608, é a cidade mais antiga da América do Norte e a capital da Província de Quebec. Trata-se de mais uma região do Canadá com forte ascendência francesa e que foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1985.
 
É dividida em duas partes: a mais antiga Basse Ville (Cidade Baixa) e a Haute-Ville (Cidade Alta). Por serem históricas, ambas foram beneficiadas com um longo processo de restauração. Prédios, que décadas atrás eram sede de banco, transformaram-se em grandes hotéis - ou "hôtel-boutique", conceito de hotelaria que une conforto máximo a uma arquitetura bicentenária.
 
A Cidade Baixa apresenta em seus traços um conjunto de ruas estreitas de pedra, com charretes, longas escadarias e casas de telhado colorido dos séculos 18 e 19, erguidas ao longo do rio São Lourenço. Já a Cidade Alta, igualmente rústica, é protegida por uma muralha de 4,6 quilômetros e 16 m de altura, que os franceses começaram a construir em 1745. Lá ficam os palácios oficiais, impecáveis por fora e luxuosos por dentro.
 
Apesar das diferenças sociais de antigamente, a paz e integração reinam atualmente por cada extremo do município. Os moradores são todos solícitos e receptivos. Muitos turistas que vão a Quebec dizem que, mesmo sem conhecer a França, se sentem nela. Pura sensação de déjà vu!
 
 
PRINCIPAIS ATRAÇÕES:

 
Parlamento Provincial de Quebec
 
Foi inaugurado em 1886. Com a torre frontal, o edifício é de 52 metros ou 171 pés de altura. Localizada a leste do edifício do Parlamento está a Fontaine de Tourny.
A sua fachada apresenta eventos e pessoas da província. O Parlamento é conhecido como Assembléia Nacional du Québec.
As 22 esculturas em bronze que ali estão são de personalidades, masculinas e femininas, que fizeram parte da história de Quebec. Internamente o parlamento é muito bonito. A decoração em ouro e os tapetes vermelhos confirmam o aspecto luxuoso do prédio.
 
 
Château Frontenac
 
O hotel foi inaugurado em 1893 e comemorou seu centenário em 1993. O local onde o hotel foi construído abrigava a antiga sede de governo do Quebec. O hotel possui um total de 650 quartos e cerca de 77 metros de altura. O último andar do edifício abriga um observatório, que oferece uma vista espetacular de muitos quilômetros do rio São Lourenço. Com seu telhado de cobre, o hotel é considerado o melhor da cidade, um dos mais prestigiosos do país.
O Château Frontenac foi um dos hotéis-castelos construídos pela Canadian Pacific Railway, a maior companhia ferroviária do Canadá, entre o final do século XIX e o começo do século XX. O objetivo dessas construções de hotéis luxuosos era incentivar o turismo de alta classe e, assim, o transporte de passageiros nos trens da companhia. Foi nomeado em honra do Conde de Frontenac, que foi governador da Nova França (1672-1682 & 1689-1698). O castelo foi construído não muito longe do centro antigo da cidade. O arquiteto responsável pelo projeto foi Bruce Price.
 
 
Citadelle de Québec
 
Maior fortaleza britânica construída na América do Norte, a Citadelle é uma guarnição militar ativa, erigida entre os anos de 1820 e 1831 e “baseada no sistema de defesa projetado por um engenheiro francês chamado Vauban e construída sob a liderança do tenente-coronel Elias Walker Durnford, um oficial do exército britânico. Primeiro ocupada por tropas britânicas e pela artilharia canadense, desde 1920, o local tem sido utilizado também como residência oficial do Royal Regiment 22e, o único regimento de infantaria Francófona da CF Regular Force. Com  2,3 km² de área total, a Citadelle está posicionada em um dos pontos mais altos e, consequentemente, mais privilegiados de Québec City. Sua posição estratégica, que confere uma visão panorâmica de 360° da cidade, funcionou no passado para fins de defesa, mas hoje também oferece uma visão privilegiada a turistas e viajantes em geral que queiram ver Quebéc City por um ângulo diferente.
 
Cataratas de Montmorency
 
Estão localizadas a 10 km do centro da cidade de Quebec. As quedas têm uma altura de 83 metros, sendo mais altas do que as Cataratas do Niágara.
A área em redor da cachoeira está protegida dentro do Cataratas Montmorency Park ( francês : Parc de la Chute-Montmorency). As quedas têm 84 metros de altura e 150 metros de largura, sendo as mais altas da província de Quebec. Há escadas que permitem aos visitantes ver as quedas de vários ângulos diferentes. Uma ponte suspensa sobre a crista de quedas fornece acesso a ambos os lados do parque, bem como uma vista espetacular. Existe também um teleférico que transporta passageiros entre a base e o topo das cataratas.
A bacia ao pé das quedas é de 17 m de profundidade e fazem a foz do rio Montmorency, onde ele cai sobre a falésia da costa para o Rio São Lourenço.
 
Museu Nacional de Belas Artes
 
O Museu Nacional de Belas Artes de Québec está localizado no parque Battlefields e conta em seu acervo mais de 20 mil obras de arte de Québec. Uma de suas coleções permanentes é Brousseau Inuit Art Collection que conta com mais de 100 objetos de três séculos do povo Inuit. O museu possui três prédios distintos. O primeiro, de arquitetura renascentista, foi desenhado por Wilfrid Lacroix, e inaugurado em 1933. É de tirar o fôlego. O segundo abrigou a prisão da cidade de Québec e foi incorporado ao museu em 1991. Ainda há celas da antiga prisão que foram mantidas no local. O terceiro é o Hall que, com paredes de vidro, foi inaugurado em 1991 e promove acesso aos outros dois edifícios.
 
 
Hotel de Gelo
 
Situado a somente 10min do centro da cidade. Inaugurado em 2001 e único na América, o chamado Hotel de Gelo funciona anualmente, na temporada entre janeiro e março, e já hospedou mais de meio milhão de pessoas ao redor do mundo desde sua abertura. Descendentes dos iglus, os hotéis de gelo têm prazo de validade, ou seja, eles duram apenas o período do inverno e depois derretem. O empreendimento quebequense é reerguido todo ano com uma arquitetura diferente e enfeitado de esculturas glaciais.
A construção, que leva cerca de cinco semanas, é totalmente sustentável, apenas com água em estado sólido. São necessários cerca de 15 mil toneladas de neve e 500 toneladas de gelo para executar essa megaobra de arte natural. Sua fascinante decoração privilegia a iluminação e cores quentes como o rosa e o roxo. As instalações incluem paredes, camas, cadeiras, mesas e tudo o que existe em um hotel normal, só que de gelo. São mais de 35 quartos e suítes temáticas, alguns até com lareira, galerias de arte, salas de cinema, pistas de patinação, sauna, bar e até uma capela.
 
 
Basílica de Santa Ana de Beaupré
 
 
 
 
A Basílica de Santa Ana de Beaupré (em francês: Sainte-Anne-de-Beaupré) é uma basílica junto ao Rio São Lourenço no Quebec, 30 km a leste de Quebec City. Está creditada pela Igreja Católica com muitos milagres de curas de doenças. É um importante santuário do Catolicismo com cerca de meio milhão de peregrinos por ano a visitá-la. O período de maior número de visitas é no dia 26 de Julho, festa de Santa Ana, santa padroeira do Quebec.
 
 
 
 
 
 
 
ROTEIROS QUE INCLUEM QUEBEC:
 

 
 
 

 

 

Mapa Interativo das cidades do Canada


Image Map

RECEBA NOSSA NESWLETTER

Nome:

E-mail:

SIGA-NOS
CHINA TURISMO & PASSAGENS LTDA
Praça da Liberdade 130 - 11º andar - cj 1101
Liberdade - São Paulo - SP - Cep 01503-010
Tel: +55 11 3292-9240
Fax: +55 11 3292-9248
Emergência: +55 11 98149-5847 / 3104-3686
Email: chinatur@chinatur.com.br