+ 0. Mapa da China
+ 1. Cidades da China
+ 2. Pontos Turísticos
+ 3. Dicas
+ 4.0. Notícias
+ 4.1. Feiras
+ 4.2. Cultura
+ 4.3. Curiosidades
+ 4.4. Economia
+ 4.5. Política
+ 4.6. Tecnologia
+ 5.0. Hotéis

4.2. Cultura - Uso, costume e cultura do chá da China

Informações atualizadas em: 20/06/2018 10:35:02
Resultado de imagem para cha na china


A tradição do chá na China é representada na qualidade de seus chás, que surgiram no país há 5000 anos e se destacam mundialmente até os dias atuais. Uma bebida culturalmente apreciada no gigante asiático, que atravessou fronteiras e se encontra hoje como parte dos hábitos diários em muitos outros países ao redor do globo, sendo a segunda bebida mais consumida, somente atrás da água. Mas quais os segredos para se apreciar os chás chineses

A Cultura dos Chás Chineses

Resultado de imagem para cha na chinaOs chás chineses são de grande importância quando se consideram os costumes do país asiático, e engana-se quem pensa que são feitos apenas para se beber, para se matar a sede. Na China, a degustação do chá é algo comum, da mesma forma como é comum se degustar um vinho, por exemplo. Aprecia-se e julga-se a bebida através da cor, aroma e sabor do chá, e até mesmo da qualidade da água utilizada na preparação. cultura dos chás para os chineses ainda vai além: pode-se ver a atividade de ingerir a bebida sob um aspecto ainda mais profundo, envolvendo uma filosofia, moralidade e exercício de “refrescar a mente”; um verdadeiro ritual cheio de significados.
chás chineses
Há diferentes tipos de chás chineses, classificados de acordo com o grau de fermentação e processamento
 

Tipos de Chás Chineses

Os chás chineses apresentam uma imensa variedade, mas são comumente classificados em seis categorias principais, que variam de acordo com o grau de fermentação e o processamento de cada chá.

Chá Verde,  Chá Vermelho (ou Chá Preto), 

Chá Wulong,  Chá Branco,  Chá Amarelo,  Chá Perfumado.

chás chineses
Os chás perfumados podem misturar flores e chás aromáticos
 

Dicas para apreciar o chá como os chineses

 
chás chineses
 
Os chineses acreditam que, para se aproveitar realmente os benefícios que o consumo de chás pode trazer, não somente para o corpo, mas para a mente,  algumas dicas são essenciais.
Por exemplo:
Resultado de imagem para cha na china
1. Tome o chá quente:  os  chás oxidam muito rapidamente após sua preparação, diminuindo seus nutrientes com o passar do tempo. Portanto, ingeri-lo quente é a melhor opção para aproveitar o melhor de sua bebida.
 
2. Não beba chás muito fortes: evite fazer chás pouco diluídos, pois esses podem causar insônia ou um desconforto ao estômago. A proporção ideal para uma xícara de chá seria a de 4 gramas das folhas em 250 ml de água.  Para o consumo diário, a quantia ideal total é de 12 a 15 gramas das ervas.
Resultado de imagem para cha na china3. Beba entre as refeiçõeso melhor momento para se ingerir chás seria entre as refeições, devendo-se evitar bebê-los muito antes ou depois de comer, pois poderia atrapalhar seu apetite, quando seu estômago estiver vazio, ou causar indigestão, quando estiver cheio.
4. Não beba com medicamentos: chás contêm grandes quantidades de tanino, que pode reagir com certos elementos químicos de alguns medicamentos. Procure beber chás algumas horas depois de tomar seus remédios.
 
5. Chá verde é a melhor opção para quem trabalha em escritório: esse tipo de chá contém em catequinas, substância que ajuda a se prevenir de radiação de computadores, além de sua capacidade antioxidante.
 
chás chineses
Tunxi Ancient Street, em Huangshan, a rua mais importante para se comprar chás chineses
MONTANHA AMARELA - HUANGSHAN (14 DIAS / 13 NOITES)
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Tunxi (2n) – Shanghai (2n)

Onde comprar os melhores chás chineses

Huangshan é considerada a principal cidade para os amantes do chá na China, produtora de alguns dos melhores chás do país. 
Outros locais nacionalmente famosos na China quando o quesito é a compra de chás chineses também são: em Beijing, a Rua Malindao abriga dois blocos de centenas de lojas que vendem chás e todos os acessórios utilizados. Em Shanghai, vá ao mercado do Chá de Tianshan.
Resultado de imagem para Rua Malindao em beijing
Maliandao Tea Street

PARAÍSO DA TERRA (13 DIAS / 12 NOITES)
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)

Resultado de imagem para Shanghai  Tianshan.
Tianshan Tea City em Shanghai

Shanghai (2n) – Beijing (3n)

 

Fonte: chinalinktrading.com


RECEBA NOSSA NESWLETTER

Nome:

E-mail:

SIGA-NOS
CHINA TURISMO & PASSAGENS LTDA
Praça da Liberdade 130 - 11º andar - cj 1101
Liberdade - São Paulo - SP - Cep 01503-010
Tel: +55 11 3292-9240
Fax: +55 11 3292-9248
Emergência: +55 11 98149-5847 / 3104-3686
Email: chinatur@chinatur.com.br